Símbolo do Japão, a flor da cerejeira serviu de inspiração para a criação da tocha olímpica, lançada nesta quarta-feira, 20, pelo Comitê Organizador dos Jogos de Tóquio-2020. Em tons dourados e rosé, o símbolo tem 71 centímetros, pesa 1,2 quilos e suas pétalas foram projetadas de maneira que as cinco chamas se encontrassem de forma harmônica.
Personificando a tradição e a modernidade japonesa em seus traços, a tocha olímpica é confeccionada em alumínio, com 30% de material reciclado provenientes de habitações temporárias que foram destinadas às pessoas que perderam suas casas no terremoto e tsunami de 2011 que atingiram as cidades de Fukushima, Miyagi e Iwate.
Responsável pelo design, o artista plástico Tokujin Yoshioka contou que o símbolo foi desenvolvido para reluzir ao sol. Segundo ele, a ideia é que os atletas que participarão do revezamento também “brilhem e criem um caminho de esperança” por onde a tocha passar.
Após ser acesa em Olímpia, na Grécia – berço dos Jogos –, a chama olímpica será levada pelo território japonês a partir do dia 26 de março de 2020, em Fukushima. A tocha irá percorrer todas as 47 prefeituras do país do sol nascente durante 121 dias, até a abertura da Olimpíada, em 24 de julho do ano que vem.
Adicionar comentário