Para os amantes de esportes olímpicos
Início » Olimpices » Ex-presidente do COI, Jacques Rogge morre aos 79 anos

Ex-presidente do COI, Jacques Rogge morre aos 79 anos

O belga Jacques Rogge, ex-presidente do COI (Comitê Olímpico Internacional), morreu aos 79 anos na manhã deste domingo, 29. O motivo da morte não foi divulgado.

 O COI decretou luto oficial de cinco dias e determinou que as bandeiras fiquem a meio mastro. Rogge deixa mulher, dois filhos e dois netos.

“Ele foi um presidente talentoso, ajudando a modernizar e transformar a entidade. Ele será lembrado principalmente por ser o campeão do esporte juvenil e pela inauguração dos Jogos Olímpicos da Juventude. Ele também foi um defensor ferrenho do esporte limpo e lutou incansavelmente contra os males do doping”, declarou Thomas Bach, atual presidente do COI, em nota.

Jacques ficou conhecido do grande público brasileiro ao anunciar a escolha do Rio de Janeiro para receber os Jogos Olímpicos de 2016. Na época, em 2009, ele ainda comandava o COI.

Formado em medicina, o ex-dirigente foi atleta da vela e esteve nas edições de 1968, 1972 e 1976 da Olimpíada. Antes do COI, Jacques, que também atuava como cirurgião ortopédico e especialista em medicina esportiva, comandou os comitês olímpicos belga e da Europa. 

*Crédito da foto: IOC / Richard Juilliart

Adicionar comentário