“Mais mulheres, mais jovens e mais urbanos.” Assim foi a descrição do presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, ao apresentar o programa de competições para os Jogos Olímpicos de Tóquio-2020, na sexta-feira (9).
Entre as novidades mais importantes, está a tentativa do COI de ampliar a participação das mulheres na Olimpíada. A entidade anunciou a criação dos revezamentos 4x100m misto no atletismo e na natação, a inclusão dos 1500m livre feminino, competição mista de judô, duplas mistas no tênis de mesa, disputa individual de todas as armas na esgrima (masculino e feminino), entre outras, além da transferência simples de vagas que antes pertenciam aos homens e que agora passam a ser ocupadas por mulheres, como no boxe, na canoagem e no remo. O COI definiu tal decisão como “um passo significativo rumo a meta para alcançar um equilíbrio de 50% entre gêneros e eventos” para os Jogos.
Outra aposta feita pela entidade foi para atrair o público jovem, já que pesquisas apontavam que a audiência das Olímpiadas vinha envelhecendo ao longo dos anos sem conseguir atrair as novas gerações para o evento mais importante do universo esportivo. Com isso, além do surfe, caratê, skate, escalada, softbol e beisebol, já confirmados no ano passado, o Comitê Olímpico Internacional ainda incluiu no programa o basquete 3×3 e o BMX Freestyle. De acordo com o órgão, o basquete 3×3 foi uma inovação bem-sucedida durante os Jogos Olímpicos da Juventude em Cingapura-2010 e Nanjing-2014.
Segundo o COI, tais novidades vão promover um aumento de 15 eventos esportivos, a redução total de 285 atletas em comparação ao Rio-2016 e a maior representatividade feminina na história das Olimpíadas. “Os fascinantes eventos que aprovamos hoje, juntamente com os cinco novos esportes que foram adicionados ao programa Tóquio-2020 no ano passado, representam uma mudança radical no programa olímpico. Estou muito feliz pelos Jogos Olímpicos de Tóquio serem mais jovens, mais urbanos e com mais mulheres”, disse Bach.
Tóquio promete ser revolucionário em vários sentidos. Falta muito para 2020?
Adicionar comentário