Para os amantes de esportes olímpicos
Início » Bola » Exposição celebra os 30 anos do ouro do basquete em Indianápolis

Exposição celebra os 30 anos do ouro do basquete em Indianápolis

Indianápolis (EUA), 23 de agosto de 1987. A Seleção Brasileira Masculina de Basquete se preparava para o que todos consideravam inevitável, a derrota para os Estados Unidos na final dos Jogos Pan-Americanos daquele ano. Com a Market Square Arena lotada, a festa estava pronta para comemorar mais uma medalha de ouro dos americanos, que nunca haviam perdido uma partida em casa. No entanto, com uma atuação impecável no segundo tempo, os brasileiros, liderados por Marcel e Oscar, surpreenderam o adversário e ficaram com o primeiro lugar no pódio.

Trinta anos depois, esta vitória inesquecível do basquete brasileiro é celebrada na exposição 120 x 115: O ouro em Indianápolis, de 4 julho a 2 de setembro, no Sesc Consolação, São Paulo. Entre os itens reunidos estão a camisa usada pelo armador Guerrinha na grande final, a medalha de ouro do pivô Sílvio, as munhequeiras com faixas verdes e amarelas do ala Paulinho Villas Boas, além de fotos, vídeos, jogos interativos, jornais e revistas da época que apresentam ao público a trajetória daquela seleção comandada pelo técnico Ary Vidal e formada André, Rolando, Cadum, Gérson, Guerrinha, Israel, Marcel, Maury, Oscar, Paulinho, Pipoka e Sílvio.

A mostra ainda conta com depoimentos dos protagonistas desta conquista e narra cada etapa daquele dia rumo ao ouro da competição, desde a preleção, passando pelo primeiro tempo, com o Brasil perdendo por 14 pontos de diferença; o intervalo, em que alguns dos jogadores garantem ter visto as garrafas de champanhe chegando para a comemoração americana; o segundo tempo, momento da heroica virada no placar; até a mais que merecida comemoração.

Para quem viu aquela que foi a primeira derrota dos americanos em casa, será uma forma de relembrar uma grande vitória do esporte brasileiro, trazendo de volta à memória, entre outras tantas, a inesquecível imagem de Oscar chorando copiosamente, sentado na quadra, com a rede da cesta no pescoço. Para aqueles que não se lembram ou nem eram nascidos, é uma oportunidade de conhecer um dos mais importantes momentos do esporte nacional.

Serviço:
120 X 115: O Ouro em Indianápolis
Abertura: 4 de Julho de 2017, 19h
Visitação: 5 de Julho a 2 de Setembro de 2017
Horários: Segunda a sexta, das 10h às 21h30 | Sábados, das 10h às 18h30
Agendamentos: email@consolacao.sescsp.org.br
Preço: Grátis
Local: Sesc ConsolaçãoRua Doutor Vila Nova, 245
Telefone: 3234-3000

Gisèle de Oliveira

Jornalista apaixonada por esportes desde sempre, foi correspondente internacional do “Diário Lance!” na Austrália, quando cobriu os preparativos para os Jogos Olímpicos de Sydney-2000, e editora do jornal no Rio de Janeiro, trabalhou na “Gazeta Esportiva” e foi colaboradora de especiais da revista “Placar”, entre outras experiências fora do universo esportivo. Mineira de nascimento, paulistana de coração, é torcedora inabalável de Rafael Nadal, Michael Phelps, Messi e Rafaela Silva. Adora tênis, natação, judô, vôlei, hipismo e curling (sim, é verdade). Sagitariana e são-paulina teimosa, agradece por ter visto a Seleção de futebol de 82 de Telê, o São Paulo também do mestre Telê, o Barcelona de Guardiola e a Seleção de vôlei de Bernardinho em seu auge. Ah, chora em conquistas esportivas, e não apenas de brasileiros.

Adicionar comentário