O Brasil teve uma campanha histórica no taekwondo nos Jogos Pan-Americanos de Lima. O país esteve no pódio em sete das oito categorias. Foram dois ouros com Milena Titoneli (-80kg) e Edival Marques, o Edinho, (-68kg), duas pratas com Ícaro Martins (-80 Kg) e Talisca Reis (-49kg) e três medalhas de bronze com Maicon Andrade (+80 Kg), Raiany Fidelis (+67Kg) e Paulo Ricardo (-58kg).
E algumas dessas medalhas têm um gosto ainda mais especial. Ao derrotar a norte-americana Paige McPherson na decisão, Milena Titoneli se tornou a primeira mulher do Brasil a conquistar um título da modalidade na competição.
Bronze no Mundial em maio, a atleta de 20 anos precisou se superar para conseguir obter resultados expressivos. Ao longo da carreira, ela quebrou o nariz cinco vezes, mas nunca desistiu.
“Eu nem sei por onde começar, mas começo agradecendo à Deus por me dar condições de fazer o que eu amo, por me mostrar que tudo é capaz, basta confiar nos planos dele e trabalhar. Sou a primeira atleta mulher de taekwondo a conquistar uma medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos, isso me deixa muito feliz, e mais feliz ainda em saber que é a primeira de muitas que virão, não tenho dúvidas”, comemorou.
A história de Ícaro Miguel Martins é ainda mais inspiradora. Aos seis anos, ele chegou a perder totalmente a visão do olho direito após a sua mãe se confundir e pingar amônia em vez de água boricada na região irritada por causa do cloro da piscina. O atleta fez um tratamento de quatro meses e conseguiu recuperar 90% da visão.
Porém, ao longo da carreira Ícaro começou a ter uma piora e até rejeitou um transplante de córnea pelo sonho de seguir no taekwondo. Atualmente, ele diz que deve ter apenas 10% da capacidade de visão do olho, o que fez com que fosse recusado pela Marinha. O vice-campeão mundial costuma tampar o olho bom nos treinamentos para aumentar o poder de reação da outra vista.
Em Lima, ficou com a medalha de prata. “A jornada não foi fácil, mas foi muito gratificante! Agradeço primeiramente a Deus e a minha família por estarem comigo em toda a história que estamos construindo. Volto ao Brasil levando mais uma conquista! Dessa vez, somos prata! . ‘Mire a lua, se errar, ficará entre as estrelas’- Les Brown”, escreveu em sua conta no Instagram.
Adicionar comentário