O Comitê Organizador de Tóquio está em alerta após confirmar o primeiro caso positivo de covid-19 ligado ao revezamento da tocha olímpica. Um policial de 30 anos, que trabalhava no controle do tráfego de pessoas em Naoshima, está infectado pelo novo coronavírus.
De acordo com a organização, o homem utilizava máscara e cumpriu as normas de distanciamento social. Ele não teve contato com os responsáveis por carregar a tocha. O policial apresentou febre no dia seguinte após participar do evento.
Nesta sexta-feira, a cidade de Tóquio vai voltar para o estado de emergência após registrar 843 novos casos de coronavírus. Esse foi o maior número desde janeiro.
Para Thomas Bach, a medida não tem relação com a Olimpíada e vai ser adotada por causa da semana de férias no Japão. “Fomos informados que poderia haver outro estado de emergência declarado em Tóquio. Entendemos que esta seria uma medida pró-ativa para o feriado da ‘Golden Week’ com o qual o governo pretende prevenir a propagação da infecção. Esta medida estaria de acordo com a abordagem muito diligente que vemos adotada pelas autoridades japonesas”,disse o presidente do COI.
“Este [estado de emergência] está absolutamente de acordo com a política geral do governo, mas não está relacionado aos Jogos Olímpicos”, completou.
*Crédito da foto: Divulgação/Tokyo 2020
Adicionar comentário