Alvo de críticas durante os Jogos Olímpicos de Tóquio, o hipismo será excluído da disputa do pentatlo moderno a partir da Olimpíada de Los Angeles, em 2028, informou a União Internacional de Pentatlo Moderno (UIPM) na quarta-feira, 4.
Outro esporte vai ser escolhido para substituir a modalidade no programa do pentatlo moderno, que é formado atualmente por esgrima, natação, hipismo, tiro e corrida.
A decisão foi tomada após a técnica alemã Kim Raisner ser flagrada agredindo o cavalo de Annika Schleu, Saint Boy, nos Jogos de Tóquio, depois que ele se recusou a saltar um obstáculo durante a prova. No pentatlo moderno, os animais não pertencem aos atletas, eles são fornecidos pela organização do evento e sorteados entre os competidores.
“Primeiramente, nós sabemos que esta informação será surpreendente e até mesmo chocante para vocês”, disse UIPM em um comunicado. “Não faz muito tempo que nos comprometemos a rever e a proteger a modalidade hipismo na sequência dos Jogos de Tóquio. Mas a vida dentro do movimento olímpico muda rapidamente.”
“A decisão de substituir o hipismo veio depois que nosso conselho executivo da UIPM endossou uma série de recomendações feitas pela Comissão de Inovação da UIPM após uma reunião de dois dias em Mônaco na semana passada”, prosseguiu o documento.
A atitude de Raisner resultou em sua desclassificação do pentatlo moderno masculino na Olimpíada e levou o PETA, grupo de defesa dos animais conhecido mundialmente, a pedir ao Comitê Olímpico Internacional (COI) a eliminação do hipismo dos Jogos.
Vice-presidente sênior do grupo, Kathy Guillermo aprovou a decisão, mas solicitou que a medida passasse a valer já a partir dos Jogos de Paris, em 2024.
“O PETA está satisfeito que a UIPM ouviu o PETA e o público, e escolheu tornar o pentatlo verdadeiramente moderno e humano”, disse o grupo em um comunicado à agência de notícias Reuters. “Pedimos ao conselho administrativo que implemente a mudança em 2024, em vez de 2028 – os cavalos chicoteados e esporados podem sofrer tanto em três anos quanto em sete.”
A UIPM disse que a data para a escolha do novo esporte que irá integrar o pentatlo moderno será divulgada nas próximas semanas. De acordo com a entidade, entre outras condições, a modalidade escolhida deve oferecer acessibilidade global e ser atraente e relevante para a juventude.
Crédito foto: Divulgação/COB/Miriam Jeske
Adicionar comentário