Para os amantes de esportes olímpicos
Início » Olimpices » Estudo vê fracasso do Brasil nos Jogos de Tóquio mesmo após recorde de medalhas

Estudo vê fracasso do Brasil nos Jogos de Tóquio mesmo após recorde de medalhas

O Brasil teve o melhor desempenho da sua história olímpica em Tóquio. Ao todo, foram 21 medalhas (sete ouros, seis pratas e oito bronzes). No entanto, para um estudo desenvolvido pela SportsValue, esse resultado ainda representa um fracasso.

“Quase sempre os medalhistas olímpicos brasileiros trazem consigo histórias de superação, custeio da carreira do próprio bolso e muito empenho. Não há um sistema que efetivamente contribua para a massificação de prática esportiva, detecção sistemática de novos talentos e estrutura para treinamento em larga escala”, analisa o estudo.

Reprodução/SportsValue

O SportsValue ainda avalia que a realização de uma edição da Olimpíada no Brasil não foi suficiente para impulsionar o país como potência olímpica.

“O resultado no quadro de medalhas do Brasil em Tóquio 2020, embora seja o nosso maior sucesso, na realidade é um grande fracasso. O País não conseguiu, a exemplo de outros países, usar as Olímpiadas em casa como impulsionador”, observa.

Austrália, China e Reino Unido, que receberam os Jogos a partir dos anos 2000, são exemplos de países que aproveitaram a realização da competição para virarem potências olímpicas. Os três países estão em crescimento constante no quadro de medalhas.

*Crédito da foto: Míriam Jeske/COB

Adicionar comentário