Em meio ao conflito com a Rússia, o ex-judoca ucraniano Georgii Zantaraia resolveu ir para a guerra para defender seu país contra a invasão comandada pelo presidente russo Vladimir Putin.
“Estou em Kiev e vou até o fim”, escreveu Zantaraia na legenda de uma foto em que exibe a foto de uma metralhadora AK-47.
O ucraniano foi campeão mundial na categoria até 60kg, em 2009. Ele ainda foi bronze na competição no Rio de Janeiro, em 2013, além de três títulos europeus (2011, 2017, 2019). Zantaraia disputou três edições de Jogos Olimpícos (Londres-2012, Rio-2016 e Tóquio-2020).
No começo do ano, o atleta colocou um ponto final na carreira e fundou uma escola para ensinar judô para crianças. Antes, em 2020, Zantaraia se candidatou a um cargo na câmara municipal de Kiev pelo partido de centro Servidor do Povo.
Na madrugada da última quinta-feira, o presidente russo determinou a invasão da Ucrânia. A medida é uma retaliação à tentativa ucraniana de entrar na Otan. Desde que começaram os ataques, mais de 500 mil de pessoas já deixaram a Ucrânia em direção aos países próximos em busca de abrigo. Homens foram proibidos de passar pelas fronteiras e devem ficar para lutar no combate.
Crédito da foto: Reprodução/Instagram/Georgii Zantaraia
Adicionar comentário