O aniversário de Marta, comemorado em 19 de fevereiro, agora é o dia do Futebol Feminino no estado do Rio de Janeiro. O projeto foi aprovado pela Assembleia Legislativa na última sexta-feira.
“O futebol feminino brasileiro é um dos mais vitoriosos do mundo e a melhor data para se comemorar é o dia do aniversário de sua maior jogadora, a Marta”, afirmou a deputada Enfermeira Rejane, autora do projeto para a criação da data comemorativa.
Em seu site oficial, a parlamentar do PCdoB comemorou a aprovação: “Esse é mais um direito conquistado em prol das mulheres do Rio. Temos de incentivar essa gama enorme de meninas e adolescentes que praticam o esporte e aspiram ter oportunidade de se profissionalizar, entendendo que há dificuldades, sim, mas que lugar de mulher é onde ela quiser! E a artilheira Marta é ,sem dúvida, uma grande inspiração para todas: seis vezes eleita pela FIFA a melhor jogadora do mundo”.
A Enfermeira Rejane também é responsável Lei nº 7576, criada em 2017, uma das primeiras inicitivas no país de fomento ao futebol feminino.
“Nós temos hoje muitas jovens que praticavam o futebol nas ruas, nos campinhos de terra, e que foram sendo estimuladas a procurar times amadores, se inscrever e já disputam campeonatos. Estas meninas também se empoderam, sabendo que podem e devem ocupar todos os espaços. Tomam consciência que há uma política pública que luta pelo respeito e igualdade de gênero no esporte”, declarou.
*Crédito da foto: Sam Robles/CBF
Adicionar comentário