Sun Yang tem o nome gritado por um mar vermelho toda vez que aparece no complexo aquático em Gwangju, na Coreia do Sul. O nadador chinês é idolatrado pelos compatriotas, tem quase 35 milhões de seguidores na rede social chinesa Weibo e aparece sempre rodeado de seguranças e dirigentes. No entanto, passa longe de ser querido pelos colegas de profissão.
No Mundial da Coreia, Sun Yang já conquistou duas medalhas de ouro: 200 m e 400 m, e teve polêmica em ambas as provas. O australiano Mack Horton não gosta do chinês e deixou claro ao se recusar a posar para a tradicional foto dos medalhistas na prova dos 400 m quando ele conquistou o bronze enquanto o algoz estava no lugar mais alto do pódio.
Dentro d´água, Sun Yang acabou superado por Danas Rapsys na disputa dos 200 m. No entanto, o lituano acabou desclassificado por uma irregularidade na saída, motivo para uma comemoração efusiva do chinês, que não quis nem saber do protocolo de cordialidade para situações deste tipo e festejou muito o seu ouro.
Porém, a polêmica nã parou por aí. No pódio, Duncan Scott, que terminou na terceira colocação, se recusou a cumprimentar Yang, que socou o ar e gritou em direção a mais um desafeto. O britânico seguiu Horton e também se recusou a posar para foto. Na saída da cerimônia de premiação, o campeão encarou o rival e disse: “Eu ganhei, você perdeu. Você é um perdedor”.
O gigante de 27 anos é considerado uma figura difícil. Ele já teve problemas com vários nadadores durante o aquecimento antes da competição, é considerado agressivo. A brasileira Larissa Oliveira protagonizou um desses desentendimentos com o chinês no Mundial de Kazan em 2015. Além disso, as polêmicas com doping também pesam para que ele seja mau visto pelos adversários.
Em 2014, Sun Yang acabou suspenso por três meses após testar positivo para Trimetazidina, uma substância que alegou estar presente em um medicamento que toma desde 2008 por causa de um problema no coração. Ele continua fazendo uso da medicação, mas com o formulário de Uso Terapêutico, exigido pela WADA. Só que a bronca dos rivais ficou pelo fato da punição só ter sido revelada após ele ter cumprido a suspensão.
Atualmente, o nadador de 2m de altura está envolvido em nova polêmica de doping. No ano passado, ele recebeu uma visita surpresa da Wada (Agência Mundial Antidoping), mas após questionar a identidade de um dos fiscais, utilizou um martelo junto com um segurança para destruir a amostra de sangue recolhida.
A Fina (Federação Internacional de Natação) deu apenas uma advertência pelo ocorrido. No entanto, a Wada recorreu da decisão e o Tribunal da Corte Suprema vai julgar Sun Yang em setembro. Caso seja considerado culpado, ele pode perder as medalhas conquistas em Gwangju e ainda ser banido do esporte.
Adicionar comentário