Os atletas não poderão fazer manifestações políticas durante os Jogos Olímpicos de Tóquio, incluindo a utilização de camisetas do movimento “Black Lives Matter” (em português, “Vidas Negras Importam”) contra o racismo. A decisão foi tomada pelo Comitê Olímpico Internacional (COI).
“Uma maioria muito clara dos atletas disse que não acha apropriado demonstrar ou expressar suas opiniões no campo de jogo, nas cerimônias oficiais ou no pódio”, disse Kirsty Coventry, chefe da Comissão de Atletas do COI.
“Nossa recomendação é preservar o pódio, campo de jogo e cerimônias oficiais de qualquer tipo de protesto ou manifestações ou atos percebidos como tal”, completou.
Em nota, o Comitê Olímpico de Tóquio afirmou que 3.500 atletas foram ouvidos antes de tomar decisão e que a maioria optou por não liberar qualquer posicionamento que não esteja relacionado ao esporte.
O site norte-americano TMZ revelou que os atletas terão permissão para tratar dos temas durante entrevistas. Além disso, placas com mensagem sobre o movimento poderão ser expostas nos Jogos.
*Crédito da foto: Divulgação/NBA
Adicionar comentário