An San, de 20 anos, fez história nos Jogos Olímpicos ao conquistar três medalhas de ouro no tiro com arco. Ela igualou um feito da norte-americana Matilda Howell em 1904. No entanto, o sucesso não foi suficiente para impedir que ela sofresse ofensas machistas e misóginas.
A sul-coreana foi alvo por causa do cabelo curto. Alguns grupos da internet associam o estilo com o utilizado por movimentos feministas no país asiático. Alguns comentários chegavam a pedir que ela devolvesse as medalhas.
San não quis falar sobre a polêmica e respondeu apenas perguntas sobre o seu desempenho depois das conquistas. “Tentei me acalmar e disse a mim mesma: ‘Não se acanhe e apenas atire'”, declarou.
A multicampeã ganhou o apoio de político e celebridades sul-coreanas. “Com esse olhar firme, por favor, atire contra todos os preconceitos no mundo. Nós apoiamos seu corte de cabelo e apoiamos você”, afirmou Sim Sang-jung, parlamentar do Partido da Justiça.
As políticas públicas em prol dos direitos das mulheres e a relação com o feminismo estão em uma discussão efervescente na Coreia do Sul.
Crédito da foto: Divulgação/World Archery
Adicionar comentário