O empate entre Gianmarco Tamberi e Mutaz Barshin na final do salto em altura fez muita gente pensar que o medo de perder a medalha de ouro falou mais alto que a vontade de ganhar. Nada disso. O resultado é símbolo do espírito olímpico e de uma linda amizade.
O italiano Gianmarco Tamberi perdeu a Olimpíada do Rio de Janeiro por causa de uma fratura no tornozelo em uma competição em Monaco, em 2016. Ele só conseguiu voltar a competir no ano seguinte e sem ter bons resultados.
Em uma etapa de Paris da Diamond League, o italiano errou todas as suas tentativas. Ele ficou frustrado com o resultado e se trancou no quarto de hotel. E foi justamente nesse momento que Mutaz Barshin entra na história.
O catari bateu na porta do quarto e disse que não iria embora enquanto eles não conversassem. Tamberi abriu a porta e o coração, chorou e revelou o medo de nunca mais voltar a competir em alto nível.
“Não tente acelerar o processo. Você teve uma lesão muito grave e já está de volta na Diamond League. Ninguém esperava isso. Mas você precisa do seu tempo, não se cobre tanto tão cedo. Apenas veja o que vai acontecer”, aconselhou Barshin.
Durante a conversa, o agora campeão olímpico tomou coragem e ligou para o organizador de um evento em Budapeste, na Hungria, e pediu uma chance para competir. Não contou para ninguém. Ele viajou e conseguir ir bem em um torneio depois de muito tempo.
“Alguma coisa dentro de mim mudou, eu voltei a viver. Lá, eu me tornei um saltador em altura novamente”, disse Tamberi.
*Crédito da foto: Reprodução/Instagram/World Athletics
Adicionar comentário