Para os amantes de esportes olímpicos
Início » Olimpices » Jogos de Tóquio podem ter pódio desconfigurado em caso de covid

Jogos de Tóquio podem ter pódio desconfigurado em caso de covid

O COI (Comitê Olímpico Internacional) divulgou nesta terça-feira, 15, um esboço dos protocolos que vão ser adotados caso algum atleta teste positivo para o novo coronavírus durante os Jogos Olímpicos de Tóquio. As medidas vão variar em cada modalidade.

De acordo com o site Inside the Games, os atletas infectados pela covid-19 serão isolados, mas poderão sair do Japão com medalhas, já que os resultados obtidos até o momento do resultado positivo para o novo coronavírus serão considerados.

“O time ou atleta que não puder participar das semifinais seria substituído, se possível, pelo time que jogou nas quartas de final. No ponto final desse quebra-cabeças, atletas e equipes não devem perder o resultado mínimo que teriam obtido. Se um atleta tivesse participado de um evento de medalha, mas não pode, ele receberá o nível mínimo de medalha que teria recebido, por exemplo, em uma final”, declarou Kit McConnell, diretor de esportes do COI, em entrevista para a publicação online.

“Não achamos que seja justo tirar isso deles (atletas) depois de tudo pelo que passaram para chegar a essa posição na competição. Vamos desenvolver esporte a esporte, disciplina a disciplina, evento a evento, ao finalizar os regulamentos específicos do esporte que irão será publicado nas próximas semanas”, completou.

Com essa decisão, os pódios em Tóquio podem acabar desconfigurados, pois uma mesma modalidade poderá ter dois vice-campeões, por exemplo, já que um atleta que se classificar para a decisão terá a prata garantida mesmo que não possa disputar a prova final por teste positivo de covid-19. Nesse caso, o competidor derrotado por ele na fase anterior será chamado para disputar a medalha de ouro.

O COI e o Comitê Organizador também divulgaram que os atletas que não cumprirem os protocolos sanitários estabelecidos podem até serem expulsos dos Jogos. Todos os competidores vão passar por testes diários, eles poderão escolher entre o horário de 9h ou 18h.

*Crédito da foto: Shugo Takemi/Tokyo 2020

Adicionar comentário