A nadadora Rikako Ikee tem motivos para sorrir neste domingo. A atleta de 20 anos venceu os 100m borboleta na seletiva olímpica japonesa. O tempo de 57s77 não foi suficiente para conquistar uma vaga para a disputa individual, mas valeu classificação para integrar a equipe do revezamento 4x100m medley nos Jogos de Tóquio.
A vaga confirma a história de superação de Ikee. Em fevereiro de 2019, a jovem recebeu o diagnóstico de leucemia após se sentir mal durante um treinamento na Austrália. A alta do tratamento veio em dezembro do mesmo ano, após 10 meses de tratamento.
“Nunca pensei que seria capaz de vencer no 100. Estava menos confiante do que na qualificação há quatro anos e pensei que só poderia vencer em um futuro distante”, afirmou a nadadora em comunicado. “Mas a verdade é que treinei para vencer e disse a mim mesma ‘Estou de volta’ antes de começar a competição”, completou.
Ikee já tinha desistido dos Jogos Olímpicos de Tóquio e já fazia planos para Paris em 2024. No entanto, o adiamento da Olimpíada fez com que a japonesa resolvesse tentar antecipar os planos.
Antes da leucemia, Ikee era apontada como grande promessa da natação japonesa. Ela conquistou seis medalhas de ouro e duas de prata nos Jogos Asiáticos de 2018.
*Crédito da foto: Reprodução/Instagram/SwiminChannel
Adicionar comentário