Para os amantes de esportes olímpicos
Início » Na pista » Escocesa vence ultramaratona enquanto amamenta seu bebê

Escocesa vence ultramaratona enquanto amamenta seu bebê

Não basta ser mãe, é preciso participar de uma ultramaratona de mais de 420 quilômetros e ainda amamentar seu bebê nas poucas paradas de descanso. O cenário até pode parecer irreal e assustador, mas foi exatamente o que a escocesa Jasmin Paris fez na última semana.

A veterinária de 35 anos não apenas venceu a Montane Spine Race, considerada a mais brutal da Grã-Bretanha, tornando-se a primeira mulher a alcançar tal feito, como também vaporizou o recorde anterior por uma diferença de 12 horas. “Fiz uma loucura e entrei numa corrida que havia jurado que nunca iria participar”, disse ela.

Jasmin cruza a linha de chegada após 83 horas de prova (Foto: Yann Besrest-Butler/Montane Spine Race)

Jasmin cruzou a linha de chegada com o tempo de 83 horas 12 minutos e 23 segundos e cerca de 16 quilômetros à frente do segundo colocado. Foram quatro dias de competição, sendo apenas sete horas de descanso, durante as quais ela tinha que dormir, se alimentar, cuidar do seu equipamento e ainda dar de mamar para a filha, Rowan, de 14 meses.

Se a prova foi extenuante, a rotina de preparação da ultramaratonista não chegou a ser muito diferente. Tendo de se dividir entre treinos, profissão e família, no início do mês, em texto para seu blog, Jasmin fez uma reflexão sobre as dificuldades de voltar aos treinamentos após dar à luz.

“Talvez, como consequência do meu contentamento, minha motivação para treinar houvesse ido definitivamente para o ralo”, admitiu ela. “Achei cada vez mais difícil trocar minha cama pelo frio e escuro lá fora, e percebi que precisava de um novo foco em minha vida.”

E o foco voltou-se para a Montane Spine Race e a preparação para a prova, com métodos pouco ortodoxos e participação especial da filhota. “Somos uma família que gosta de estar ao ar livre, então, longas caminhadas com minha filha e a mochila foram uma boa maneira de treinar com peso”, contou Jasmin à TV inglesa BBC após a prova. “Muitos dos meus treinos foram feitos de madrugada, foi a maneira que encontrei de equilibrar tudo para ter tempo com minha filha”, acrescentou ela.

A fórmula mais que deu certo, e com a fofíssima Rowan ao lado, não há desafio que Jasmin não seja capaz de enfrentar…

Rowan esbanja fofura nos braços da mamãe ultramaratonista (Foto: Reprodução/Twitter/@jasminkparis)

Gisèle de Oliveira

Jornalista apaixonada por esportes desde sempre, foi correspondente internacional do “Diário Lance!” na Austrália, quando cobriu os preparativos para os Jogos Olímpicos de Sydney-2000, e editora do jornal no Rio de Janeiro, trabalhou na “Gazeta Esportiva” e foi colaboradora de especiais da revista “Placar”, entre outras experiências fora do universo esportivo. Mineira de nascimento, paulistana de coração, é torcedora inabalável de Rafael Nadal, Michael Phelps, Messi e Rafaela Silva. Adora tênis, natação, judô, vôlei, hipismo e curling (sim, é verdade). Sagitariana e são-paulina teimosa, agradece por ter visto a Seleção de futebol de 82 de Telê, o São Paulo também do mestre Telê, o Barcelona de Guardiola e a Seleção de vôlei de Bernardinho em seu auge. Ah, chora em conquistas esportivas, e não apenas de brasileiros.

Adicionar comentário