Após a confirmação de 13 novos casos de contaminados pela covid-19, o governo de Victoria – estado onde está situada a cidade de Melbourne, sede do Aberto da Austrália – decretou lockdown inicial de cinco dias em toda a região. Apesar das restrições impostas, o primeiro Grand Slam do ano continuará sendo disputado, mas, a partir de agora, sem público. O torneio já havia tido a capacidade de suas arquibancadas reduzida em 50% para a edição de 2021 em virtude dos protocolos de saúde por causa da pandemia do novo coronavírus.
A Tennis Australia (Federação Australiana de Tênis) divulgou nota nesta sexta-feira, 12, em que informa que os jogos a partir deste sábado serão disputados sem a presença de torcida e apenas atletas e funcionários envolvidos na realização do torneio poderão entrar no Melbourne Park, complexo de quadras que recebe a competição.
“Estamos notificando portadores de ingressos, tenistas e suas equipes que não teremos torcedores no Australian Open por cinco dias, começando a partir deste sábado, 13 de fevereiro”, dizia o comunicado. “O reembolso total estará disponível para quem tiver entradas para estas sessões, e todos serão avisados como proceder com a solicitação assim que possível”, afirmou a Tennis Australia.
#AusOpen update. pic.twitter.com/2pM98sYL0b
— #AusOpen (@AustralianOpen) February 12, 2021
Os 13 novos casos foram identificados em um hotel perto do aeroporto de Melbourne, onde os tenistas fizeram quarentena para participar do Grand Slam. E, segundo o governo local, havia a possibilidade de infectados já pela cepa britânica do vírus.
“Devemos presumir que há mais casos na comunidade do que apenas resultados positivos que tivemos, e que a contaminação está se movendo a uma velocidade que não foi vista no nosso país ao longo dos últimos 12 meses”, disse Daniel Andrews, premiê de Victoria.
Sobre o Australian Open, o governante disse: “Não haverá torcedores, nem multidões. Essas pessoas estão essencialmente em seu local de trabalho. O número mínimo de funcionários para que o evento seja executado com segurança estará lá”, destacou Andrews.
Com a medida, que passa a valer a partir da meia-noite desta sexta-feira na Austrália (10h da manhã no horário de Brasília), o estado volta ao estágio 4 do lockdown, inicialmente até o próximo dia 17. “Isso significa que haverá quatro motivos para sair de casa: comprar o que precisa, cuidar de alguém, fazer exercícios e trabalhar, se for necessário”, apontou Andrews em um comunicado à população. “Máscaras devem ser usadas em ambientes internos e externos, sempre que sair de casa. Você não poderá receber visitantes em sua casa. E nenhuma reunião pública poderá acontecer”, informou.
Até o momento, a Austrália registrou cerca de 29 mil contaminados pela covid-19 e 909 mortes, sendo 800 destas no estado de Victoria, que passou por uma das quarentenas mais longas e rígidas do mundo no ano passado.
Foto: Reprodução/Instagram Australian Open
Adicionar comentário